Na obra Educação Física e Interlocução Qualificada: O Papel Transformador do Professor na Escola, o autor redefine o papel do professor, apresentando-o como um Interlocutor Qualificado, em contraposição à abordagem tradicional do professor de Educação Física. Inspirado nos estudos dos renomados pesquisadores portugueses Rui Trindade e Ariana Cosme (Universidade do Porto, Portugal), o autor destaca que o professor, como Interlocutor Qualificado, lida de maneira mais eficaz com desafios, mudanças e complexidades no ambiente escolar, proporcionando uma alternativa inovadora para educadores desta área.
Com insights valiosos e embasamento teórico sólido, Clovis Brito propõe uma transformação na prática docente abrindo caminho para uma Educação Física mais dinâmica, reflexiva e alinhada com as demandas da contemporaneidade que poderão ser visualizadas através de um contributo formativo que o autor utilizou para exemplificar como tal possibilidade de docência pode ser percebida na prática pedagógica do professor de Educação Física.
Sobre o autor: Clovis Brito é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Licenciado em Educação Física e Filosofia, com especializações em Prescrição de Exercícios Físicos e Saúde e Pedagogia dos Esportes. Atua há mais de 30 anos na Educação Básica brasileira e, desde 1997, é Professor Federal EBTT (Classe Titular), exercendo a função de docente de Educação Física no Colégio Militar de Curitiba. Suas pesquisas abordam temas como Relação Pedagógica, Indisciplina Escolar e o Professor como Interlocutor Qualificado.



